quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mossoró

Trânsito da segunda maior cidade do RN continua com grandes problemas, e piora sem fiscalização

A cidade de Mossoró, a segunda maior do Rio Grande do Norte, sempre foi conhecida pela bagunça do seu trânsito, em que carros, muitas motocicletas, bicicletas e até carroças se misturam de forma desordenada.

Dentro do natural processo de municipalização do trânsito, foi criada há alguns anos, a Gerência Executiva de Trânsito, atual Subsecretaria de Trânsito e Transporte (STT) do Município de Mossoró, que melhorou significativamente o trânsito da cidade, principalmente no centro e nos seus arredores.

Melhorias na sinalização vertical e horizontal, redirecionamento do trânsito em algumas vias e a contratação de agentes municipais de trânsito foram medidas implementadas há alguns anos, que de certa forma ajudaram a tornar menos problemático o trânsito de Mossoró. No entanto, vários problemas continuam a existir, e parecem sem solução.




Um deles, ainda grave, é a pequena quantidade de lugares para estacionamento no centro mossoroense e em bairros colados ao Centro. Dependendo do horário, o motorista chega a passar até vinte minutos ou mais buscando um lugar para estacionar.

Outro problema ainda sem solução é a ausência de sinalização vertical em várias ruas do centro e de bairros vizinhos a este, como o Paraíba, o Doze Anos e os Paredões.

De fato, não são poucas as vias de mão única em que não existe uma única placa informando esta situação. Quem mora na cidade ou a frequenta assiduamente, sabe que determinada via pública é de mão única e qual a mão de direção permitida pela experiência diária. Mas, quem vai esporadicamente à cidade acaba se confundindo.

Como tudo o que é ruim pode piorar, isto aconteceu no trânsito de Mossoró. Com a greve dos agentes municipais de trânsito, circular pelas ruas do centro da cidade e dos bairros adjacentes se transformou em perigo ainda maior que o habitual.

É que, sem fiscalização, muitos motoristas e motociclistas se sentem mais à vontade para cometerem atos de desrespeito às normas de trânsito. Um deles é o de estacionar em qualquer lugar, mesmo nos lugares proibidos.

Nestas terça-feira e quarta-feira (21 e 22 de maio), por exemplo, o trânsito na Avenida Alberto Maranhão e na Rua Roderick Grandall, nas proximidades do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), ficou absolutamente caótico nos horários de início e de término das aulas, nos turnos matutino e vespertino.

Sem fiscalização, pais e mães de alunos e também outras pessoas aproveitaram para pararem no meio das duas ruas, impedindo a passagem de outros veículos, e também para estacionarem em locais proibidos, fosse formando filas a mais (além das filas naturalmente formadas próximas aos meio-fios laterais das ruas), fosse estacionando entre os canteiros, no meio da Rua Roderick Grandall.

Os pedestres também não colaboram. Em muitos lugares, onde existem faixas para pedestres (que, diga-se de passagem, estão precisando de nova pintura), os transeuntes preferem fazer a travessias das ruas fora das faixas, arriscando-se em meio à confusão de veículos, bicicletas e carroças que marcam o dia a dia do trânsito mossoroense.