sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Messias Targino

Secretaria de Saúde realiza campanha de multivacinação




A Prefeitura Municipal de Messias Targino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar neste sábado (24), no Centro de Saúde Dr. Edino Jales a campanha nacional de multivacinação que tem como objetivo de atualizar a caderneta de vacina das crianças. Este dia será o chamado “D”, de mobilização nacional, mas a ação seguirá até o dia 30 de agosto.

Segundo informou Monica Targino, a campanha de multivacinação acontecerá no Centro de Saúde Dr. Edino Jales que estará aberto no sábado o dia todo, no período das 08 às 17 horas.


Centro de Saúde Dr. Edino Jales

Monica Targino, ressaltou ainda que é importante levar a caderneta de vacinação e, mesmo a Campanha sendo prioritariamente para crianças, menores de cinco anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde, crianças maiores que essa faixa etária que estiverem com as vacinas em atraso receberão as doses que necessitam.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

A secretária de Saúde do município, Erik Alane, frisou a importância desta campanha: “Esta ação visa à atualização das vacinas, por isso é importante que os pais levem seus filhos que não tomaram determinadas vacinas para serem imunizados”.

Texto e fotografias: www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com.br

Patu

Município se prepara para festa da sua padroeira e para mais uma Feira da Cultura

Patu se prepara para viver dois grandes e tradicionais eventos, que acontecem simultaneamente.

No dia 6 de setembro (uma sexta-feira) terá início mais uma Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Paróquia de mesmo nome.

A festa religiosa seguirá até o dia 15 de setembro, com missas, procissões, novenas e outros atos religiosos.

Neste ano, a tradicional quermesse, inclusive com leilões, voltará para a Rua Doutor José Augusto, no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, e não mais acontecerá na Praça de Eventos Oliveira Rocha, como vinha acontecendo nos últimos anos.

Já no dia 7 de setembro (um sábado), terá início a 30ª edição da Feira da Cultura, o evento social e cultural mais esperado durante todo o ano em Patu.

Até o dia 14 de setembro, na Praça de Eventos Oliveira Rocha, artistas locais e regionais e diversas atrações culturais subirão ao palco da Praça, que costuma ficar lotada em praticamente todas as noites de festa.

Comércio vive a expectativa de aumento nas vendas

Faltando ainda alguns dias até o início da 30ª Feira da Cultura, o comércio de Patu já vive enorme expectativa para o esperado aumento das vendas, fato que geralmente ocorre nessa época do ano e segue até o término da Feira.

Nos últimos dias, comerciantes têm renovado seus estoques, e muitos ainda viajam para centros urbanos maiores para trazerem para as suas lojas mais produtos, principalmente do ramo de peças de vestuários e calçados.

Durante a Feira da Cultura, comerciantes do ramo de bares, lanchonetes, restaurantes e pousadas também lucram com o evento, já que a cidade de Patu recebe muitos patuenses ausentes (que saíram para residir e trabalhar noutros lugares) e também muitos outros convidados.

Nesse ano, inclusive, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Patu exerceu enorme pressão junto à Prefeitura Municipal, para que a Feira da Cultura não deixasse de acontecer. O pleito foi atendido pela prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira.