quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Feriado estadual

RN relembra e homenageia os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Neste dia 3 de outubro, o Rio Grande do Norte para para relembrar e homenagear os Mártires de Cunhá e Uruaçu.

Todos os órgãos públicos, instituições privadas e o comércio em geral fecharão as suas portas.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ou Protomártires do Brasil, é o título dado aos trinta cristãos católicos que foram mortos cruelmente por holandeses nos Municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, interior do Rio Grande do Norte.

Foram beatificados em 5 de março de 2000, na Praça São Pedro, no Vaticano, pelo então Papa João Paulo II.

Conheça um pouco da História dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Quando o Brasil era colônia do Reino de Portugal, muitas foram as invasões de outros Países - principalmente Holanda e França -, na tentativa de tomarem de Portugal o território brasileiro. As riquezas existentes em solo brasileiro fomentavam a ambição de outras nações europeias.

No Rio Grande do Norte, as invasões de povos diferentes dos portugueses também aconteceram. O Forte dos Reis Magos, em Natal, é prova da resistência montada nessas terras contra as invasões de outras nações.

Em 1645, os holandeses, sob o comando do alemão Jacob Rabbi e com apoio de índios tapuias e até potiguares, cometeram em terras potiguares dois grandes morticínios, ou assassinatos coletivos.

Portugal sempre teve a fé católica e apostólica romana como a mais praticada. Já os holandeses, que eram predominantemente protestantes, filosoficamente ligados às teorias de Calvino, aproveitaram a invasão a terras potiguares para cometerem dura retaliação a cristãos-católicos, tirando-lhes a vida.

No total, foram trinta cristãos católicos mortos no interior do Rio Grande do Norte no ano de 1645. O primeiro grande morticínio aconteceu no dia 16 de julho de 1645, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, Município de Canguaretama.

O outro grande assassinato coletivo ocorreu no dia 3 de outubro de 1645, na comunidade de Uruaçu, comunidade do Município de São Gonçalo do Amarante.

Em data de 5 de março de 2000, a Igreja Católica e Apostólica Romana, por meio do pontífice João Paulo II, beatificou os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em evento ocorrido na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O fato histórico passou então a ser lembrado no dia 16 de julho no Município de Canguaretama e no dia 3 de outubro em São Gonçalo do Amarante.

Depois, por força da Lei Estadual nº 8.913, de 2006, o dia 3 de outubro passou a ser feriado em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Comissão da Verdade

Viúva de militar pede perdão a ex-preso por tortura no DOI-Codi, no Rio


Maria Helena Souza, viúva do médico psicanalista Amilcar Lobo --morto em em 1997--, que servia ao DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) durante o regime militar, pediu perdão ao ex-preso político Cid Benjamin durante audiência da CEV (Comissão Estadual da Verdade), nesta quarta-feira (2), no auditório da Caarj (Caixa de Advogados Aposentados do Rio), no centro do capital fluminense.

Emocionada, Maria Helena foi a única depoente que aceitou responder aos questionamentos feitos pelos membros da Comissão da Verdade no decorrer da sessão. Antes dela, os militares da reserva Luiz Mário Correia Lima e Dulene Garcez, suspeitos de terem participado das sessões de tortura que levaram à morte o jornalista e dirigente do PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário) Mário Alves, em janeiro de 1970, se mantiveram em silêncio.


Maria Helena Souza fala aos membros da Comissão Estadual da Verdade em nome do marido, Amilcar Lobo, morto em 1997. Lobo era o médico-psicanalista do DOI-Codi


A testemunha disse que o marido participou "involuntariamente" das sessões de tortura. Sua função era analisar as condições físicas e psicológicas dos presos políticos submetidos às agressões dos torturadores, e atestar se eles poderiam ou não continuar no DOI-Codi. "Eu não o inocento. Ele teve sua participação involuntária, mas teve", afirmou a viúva em referência a Lobo.

Ao se dirigir a Cid Benjamin, que hoje trabalha no setor de comunicação da CEV, Maria Helena disse que o marido era obrigado a lidar com ameças de represália, principalmente em relação aos filhos e à família. "A vida do Amilcar foi marcada por muitas coisas que não batem uma com a outra. Descrever essa história é extremamente importante para mim e para o Brasil", disse ela.

Texto e foto: UOL

Acidente

Jovem cai de primeiro andar de Escola

Em Messias Targino, a manhã de aulas desta quarta-feira, 2 de outubro, da Escola Estadual Apolinária Jales foi interrompida e marcada por um acidente. Um aluno de quatorze anos de idade caiu da varanda do primeiro andar da referida unidade de ensino.

Socorrido às pressas para o Hospital Paulina Targino, o jovem recebeu os primeiros atendimentos, inclusive para estancar sangramento no rosto, precisamente na região do queixo.

Depois, com sinais de possível fratura noutra parte do corpo, o rapaz foi levado para o Hospital Regional de Caraúbas.

Uma parente do jovem, ouvida pelo Blog, acredita na hipótese de acidente, que parece ser a mais verossímil.