quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Messias Targino

Comunidade se prepara para festejar a sua padroeira

Está quase tudo pronto. A Capela recebeu uma limpeza especial e todos os demais detalhes estão sendo providenciados. Nos arredores da Praça Central João Dantas Jales, as ruas vão assumindo as feições de quermesse. Vai começar mais uma Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Messias Targino.

Desta sexta-feira, 22 de novembro, até o dia 1º de dezembro, os fiéis cristãos-católicos de Messias Targino louvarão com mais fervor a Deus, em meio a uma extensa programação religiosa da festa dedicada à Mãe de Jesus Cristo.

Serão dez dias de muita oração, com missas, novena e procissão. "Com Maria fortalecemos nossa fé" é o tema central da Festa. 


Imagem: Divulgação

Para esta sexta-feira, 22 de novembro, a programação de abertura é a seguinte:

18 horas - Procissão de abertura saindo da Praça Antonio Ozório, no Bairro Alto do Bonito, em direção à Capela de Nossa Senhora das Graças, no centro da cidade;

19 horas - Hasteamento das bandeiras e celebração eucarística presidida pelo padre Américo Leite, em noite dedicada aos profissionais da educação, à Pastoral do Dízimo, às crianças e aos moradores da Rua Miguel Arcanjo de Almeida e da Avenida Genuíno Fernandes Jales.

Programação sócio-cultural será intensa

Mantendo a tradição popular do interior do Nordeste brasileiro, a Festa de Nossa Senhora das Graças, assim como outros festejos alusivos a padroeiros, terá também uma intensa programação social e cultural, como forma de valorização e manutenção da cultura local e regional.

Todas as noites haverá apresentações artísticas (musicais, de teatro, de danças e de humor), em área localizada ao lado da Capela de Nossa Senhora das Graças.

Nesta sexta-feira, 22, a programação social e cultural será aberta com o Auto de Nossa Senhora das Graças, uma peça teatral ao ar livre, a ser encenada por jovens da comunidade messiense.

Ao longo da Festa, diversos artistas musicais se apresentarão no palco principal, dentre os quais Zé Martins (de Messias Targino), o forrozeiro Aluik Safadão (também messiense), Dagmar Gondim e Pressão do Forró, Os Tremendões (de Mossoró), Josimar Henrique (da Paraíba), Oscar Silva, Max e Banda, Forró do Stilo e Caio Estouradão (messiense vocalista da banda), Pé de Ferro do Forró (de Campo Grande-RN), Jurandir Azevedo e Forró Sentinela e Os Legendários (de Belém do Brejo do Cruz-PB).

Haverá uma noite em que vários artistas musicais da terra subirão ao palco principal da Festa, e também haverá o concurso musical "A Mais Bela Voz", idealizado como forma de incentivo à descoberta de novos talentos da música.

No dia 29 de novembro haverá um jantar comunitário, cuja renda será revertida em prol da Capela de Nossa Senhora das Graças.

No dia 30 de novembro haverá o tradicional leilão beneficente, também revertido em prol da Capela local.

No dia 1º de dezembro, um sorteio beneficente fará parte da programação social.