sábado, 12 de abril de 2014

Direito e Cidadania

STF assegura atendimento prioritário do advogado

Brasília - Em sessão nesta terça-feira (8), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que garante aos advogados atendimento prioritário nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Trata-se de uma alvissareira decisão do STF, constituindo uma indelével conquista da advocacia brasileira”, definiu o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Ele afirmou, ainda, que “a OAB Nacional felicita e aplaude o julgado do STF, que reconhece e declara que o advogado é a voz do cidadão, donde o fortalecimento de um significa a valorização do outro”.

Quem também comemorou a decisao foi o presidente da seccional gaúcha, Marcelo Bertoluci, de onde a matéria é originária. Ele destacou a importância da conquista por assegurar prerrogativas profissionais. “Comemoramos essa decisão que reforça o respeito às prerrogativas da advocacia no âmbito do INSS, pois o advogado é representante do cidadão e a resolução permite um atendimento especializado na esfera previdenciária”, afirmou Bertoluci.

O INSS recorreu contra acórdão do TRF-4 que confirmara sentença assegurando o direito de os advogados serem recebidos em local próprio ao atendimento em suas agências, durante o horário de expediente e independentemente de distribuição de senhas. No recurso, a autarquia alegou que a medida implica tratamento diferenciado em favor dos advogados e dos segurados em condições de arcar com sua contratação, em detrimento dos demais segurados, o que representaria desrespeito ao princípio da isonomia, previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

O relator do recurso, ministro Marco Aurélio, observou que, segundo o artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é “indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Ponderou, ainda, que a norma constitucional se justifica pelo papel exercido pelo advogado na manutenção do Estado Democrático de Direito, na aplicação e na defesa da ordem jurídica, na proteção dos direitos do cidadão.

O ministro destacou que o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8.906/1994) é categórico ao estabelecer como direito dos advogados ingressarem livremente “em qualquer edifício ou recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informação útil ao exercício da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado”.

“Essa norma dá concreção ao preceito constitucional a versar a indispensabilidade do profissional da advocacia, e foi justamente isso que assentou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, afastando a situação jurídica imposta pelo Instituto aos advogados – a obtenção de ficha numérica, seguindo-se a da ordem de chegada”, afirmou o ministro. A decisão questionada, segundo o relator, não implica ofensa ao princípio da igualdade, nem confere privilégio injustificado, e faz observar “a relevância constitucional da advocacia, presente, inclusive, atuação de defesa do cidadão em instituição administrativa”.

- Leia a íntegra do voto do relator, que foi seguido pela maioria.

Com informações do STF.

Fonte: www.oab.org.br

Semana Santa

Domingo de Ramos será de celebrações em Patu e Messias Targino

Para os fiéis cristãos-católicos, encerrada a Quaresma, o tempo é de celebrações em torno da Semana Santa, que representa o período em que Jesus Cristo voltou a Jerusalém, lavou os pés dos seus discípulos num gesto de humildade, fez a última ceia com seus apóstolos, foi julgado pelas autoridades romanas e foi crucificado.

E assim se deu quando os judeus festejavam a Páscoa, quando então multidões iam a Jerusalém para os festejos pascais.

Neste domingo, 13 de abril, a Igreja Católica e Apostólica Romana festejará justamente a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. É o "Domingo de Ramos", que dá início à Semana Santa e simboliza o gesto do povo que segurava ramos quando da entrada do Filho de Deus na sagrada cidade de Jerusalém.

Na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que abrange os Municípios de Patu e Messias Targino, várias celebrações acontecerão neste Domingo de Ramos.

Às 6 horas e 30 minutos haverá a Bênção dos Ramos, na Capela de Santa Terezinha, no Bairro de Santa Terezinha, em Patu.

De lá, fiéis seguirão em procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, no centro de Patu, onde será celebrada a primeira Missa do dia.

Às 9 horas, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, localizado na Serra do Lima, na zona rural de Patu, outra missa será celebrada.

Às 17 horas será a vez da comunidade de Messias Targino também celebrar o Domingo de Ramos. Na Capela de Nossa Senhora das Graças haverá a Benção dos Ramos e logo em seguida será celebrada Missa.

Às 19 horas, será celebrada nova Missa de Ramos na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu.

Ao longo da semana, outros atos religiosos acontecerão dentro da programação da Semana Santa.

Agenda esportiva

Provas de ciclismo movimentarão cidades do Oeste do RN

Neste domingo, 13 de abril, quatro Municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte estarão envolvidos na 3ª Volta Ciclística Cidade de Patu.

Com largada a partir das 8 horas da Praça do Povo, no bairro da Estação, em Patu, a 3ª Volta Ciclística será disputada nas categorias Elite, Master B, MTB e Master C.




Os competidores da categoria Elite farão o percurso Patu-Campo Grande-Patu, que é de pouco mais de cem quilômetros, passando pelas cidades de Messias Targino e Janduís.

Para os ciclistas das categorias Master B e MTB, a prova será realizada no trajeto Patu-Janduís-Patu, passando por Messias Targino. O percurso é de pouco mais de sessenta quilômetros.

Quem for buscar a vitória na categoria C terá que fazer o trajeto Patu-Messias Targino-Patu, percorrendo assim pouco mais de trinta quilômetros.

Todas as provas serão realizadas na rodovia BR 226, com alguns pequenos trechos urbanos.




As inscrições somente foram realizadas pela internet, na página www.patubiketurismo.blogspot.com, ao preço de quarenta reais.

Na categoria Elite, haverá premiação do primeiro ao sexto lugar; nas demais categorias, a premiação será do primeiro ao quinto lugar.

Opinião

O maior cabo eleitoral do planeta

Bepe Damasco

Desde que deixou o governo, consagrado com mais de 80% de aprovação popular, Lula só faz apanhar da mídia golpista brasileira e dos demais representantes da nossa elite mais retrógada. Não foram poucas as tentativas de atirá-lo aos leões na arena do mensalão. Suas atividades como palestrante estiveram sempre no alvo dos ressentidos de sempre e seu filho foi transformado em "dono da Friboi" pelos que acalentam o sonho da uma volta aos tempos das trevas. Sem falar na destilação de ódio nas redes sociais por parte de gente que não se envergonha de torcer explicitamente pelo agravamento da doença que acometeu o ex-presidente em 2011.Nada disso adiantou. E por um simples e poderoso motivo : Lula tem lugar cativo no coração do povo brasileiro, como atesta mais uma pesquisa, desta vez a do instituto Datafolha, publicada no domingo.

Feito sob medida para rebaixar os índices de intenção de voto da presidenta Dilma, conforme revelam as perguntas tendenciosas do questionário divulgadas pelo Portal 247, nem assim o levantamento feito pelo instituto da Folha de São Paulo conseguiu esconder a força política e eleitoral de Lula. Nada menos do que 52% dos entrevistados o consideram o mais qualificado para empreender as mudanças que o Brasil precisa. Merece especial atenção o fato de o ex-presidente ser visto como o nosso político mais qualificado.




Isso representa uma derrota fragorosa do pensamento conservador, que até hoje insiste em carimbar a pecha de despreparado em Lula, por ser operário e não ter curso superior, embora tenha governado infinitamente melhor do que tantos doutores que o antecederam. E, para a desgraça dos preconceituosos, o povo brasileiro não só reconhece as qualidades de Lula como governante e líder político, como o vê como um igual, um homem que superou todas as dificuldades impostas aos pobres e venceu.

Abro um parênteses para contar um episódio ocorrido na primeira ou segunda candidatura presidencial de Lula, não lembro bem, que dá bem uma dimensão de como o preconceito dos bem-nascidos em relação a Lula não resiste a um sopro de argumentação : durante um evento da campanha do Lula, na Praça XV, aqui no Rio de Janeiro,entreguei um panfleto a um senhor de terno e gravata e cabelo gomalinado. Disse-lhe também duas ou três frases, pedindo o voto no Lula. O sujeito percorreu uns 20 metros lendo o material de campanha e voltou, caminhando na minha direção.

Logo me abordaria com um tirambaço preconceituoso : "Como pode você, um rapaz aparentemente instruído, fazer campanha para um analfabeto como o Lula ?" Respirei fundo, contendo o impulso de mandar o cara às favas, e devolvi a provocação rasteira propondo-lhe um desafio.
- Se o senhor diz que o Lula é analfabeto, então, quero lhe fazer uma pergunta.
- Pois não, fique à vontade.
- Na sua opinião, quais são os problemas brasileiros que o presidente eleito deve priorizar ?
- Ah, segurança pública, saúde, educação, emprego, salário, habitação e a relação do Brasil com os outros países.
- Pois bem, pelo anel que usa, o senhor deve ser advogado.
- Sim, tenho 35 anos de experiência na advocacia.
- Com toda a sua formação, sou capaz de apostar que o senhor, bem como grande parte da classe média e da elite, se fizessem um debate com Lula sobre os males que afligem o pais, seriam engolidos pelo Lula, simplesmente porque ele, além de ser dotado de grande inteligência, tem informação e preparo para debater com qualquer um. O fato é que o Lula é muito mais preparado do que os que vivem a chamá-lo de analfabeto. A classe dominante sente é inveja do Lula.

Silêncio, o engravatado, provável morador de Niterói, toma seu rumo em direção à estação das barcas. Lula é isso. Cala fundo. Quanto o Datafolha, envergonhado e com alguns dias de atraso, se vê obrigado a informar que 37% dos brasileiros pretendem votar em quem o ex-presidente pedir e que 23% se propõem a analisar com carinho uma indicação feita por ele, percebemos como são inócuas as campanhas de difamação que visam mudar a história a fórceps e sufocar a admiração e o respeito do povo por Lula.

Fonte: Pátria Latina (www.patrialatina.com.br)