quinta-feira, 15 de maio de 2014

Realidades

EM PERNAMBUCO, CAMPOS DE VIOLÊNCIA. EM SÃO PAULO, ÁGUA PRA TUCANO BEBER

No Estado de Pernambuco, governado até dias atrás por Eduardo Campos (PSB), e agora por seu sucessor, também do PSB, a violência corre mais solta do que nunca. A Polícia Militar cruzou os braços e os vândalos, ladrões e saqueadores de plantão deitam e rolam, transformando a Terra do Frevo numa Terra Sem Lei.

Em São Paulo, do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, a falta de planejamento foi mais grave que a falta de chuvas. Os reservatórios que formam o Sistema Cantareira, que abastece metade da cidade de São Paulo e da região metropolitana, têm níveis baixíssimos de armazenamento de água. A chamada reserva técnica (água das partes mais profundas do Sistema) já começou a ser utilizada.

Do jeito que vai, é pedir a Deus que envie chuvas, senão só sobrará água para tucano beber.

Mês Mariano

Cristãos-católicos celebram o mês dedicado a Maria

Maria foi exemplo de mãe. E não foi simplesmente uma mãe, o que já seria de muita responsabilidade. Foi, segundo a Bíblia Sagrada, a virgem escolhida por Deus para ser, na terra, a Mãe de Jesus Cristo, o Deus Filho.

Relata a Bíblia que Maria intercedeu junto a Jesus em alguns momentos da sua vida, como se deu, por exemplo, na transformação de água em vinho numa festa de casamento, um milagre que, segundo a Bíblia, foi realizado por Jesus a pedido de Maria.

O dia 13 de maio é data das mais importantes para a comunidade cristã-católica. Foi no dia 13 de maio de 1917 que Maria apareceu pela primeira vez em Fátima, Portugal, a três pastores de ovelhas: Lúcia de Jesus dos Santos (de dez anos de idade), Francisco Marto (nove anos) e Jacinta Marto (sete anos). A Cova da Íria, nos arredores de Fátima, foi o lugar da aparição, que ocorreu outras várias vezes.

É com esse sentimento, de admiração e respeito a Maria, a Mãe de Jesus, que os fiéis cristãos-católicos celebram o mês de maio com muito louvor a Deus e orações, estas dedicadas também a Maria. É o chamado Mês Mariano.

Na Paróquia de Patu, os cristãos de Patu e Messias Targino vêm se reunindo todas as noites, desde o dia 1º de maio, em orações e louvor a Deus e gestos de admiração à Virgem Maria, de diferentes denominações, de acordo com o lugar.

O "novenário" de maio segue até o dia 31, quando acontecerá a tradicional "coroação de Nossa Senhora" na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Patu, e na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Messias Targino.