sábado, 12 de dezembro de 2015

Dedicação

Equipe da festa de Santa Luzia finaliza preparativos para receber romeiros
A Equipe de Acolhida dos Romeiros começa a receber os devotos que vêm para o encerramento da Festa de Santa Luzia 2015, a partir das 6h30 deste domingo, 13, na Escola de Artes de Mossoró. Anualmente, centenas de romeiros de diferentes municípios e até de outros estados, vêm à cidade para participar da procissão em homenagem à padroeira. Para este ano, a expectativa é de acolher cerca de 2.500 pessoas, segundo estima um dos gestores da equipe, Joscelito Marques.
Segundo ele, é por volta das 6h30 que os primeiros ônibus começam a estacionar. Às 7h o café da manhã começa a ser servido. O cardápio é variado, composto por pães, presunto, queijos, bolos, bolachas, café, suco, água e chá, além de diversos tipos de frutas que ficam à disposição dos romeiros durante toda a manhã.
Após o café, os romeiros costumam se dirigir a uma das missas celebradas no domingo e retornam para o almoço, servido às 11h.
Tudo preparado com empenho, carinho e cuidado em relação à higiene, por uma equipe que se reveza na realização das atividades.
Concluído o almoço, é hora de descansar um pouco até o horário de se dirigir à procissão e após o encerramento da programação religiosa, eles retornam para suas cidades de origem.
De acordo com Joscelito, no ano passado foram recepcionados mais de 1.900 romeiros, por isso a expectativa para este ano é maior. São pessoas que vêm da Paraíba e de cidades como Aracati, Limoeiro e Fortaleza, no Ceará, além de devotos das cidades circunvizinhas e ainda da capital do Estado.
Para receber todas as pessoas esperadas, o trabalho começa no sábado, 12. Para se ter ideia, somente na produção do almoço dos romeiros serão preparados 250 quilos de carne, que será cortada, assada e triturada para ser transformada em paçoca.
Tudo o que oferecido aos romeiros é gratuito e para isso, a equipe conta com o apoio dos amigos aos quais pede doações durante os dias que antecedem a acolhida. Até a quarta-feira passada a comissão já tinha conseguido todos os produtos para a produção do almoço e estava em fase final de coleta das frutas para o café da manhã, na expectativa de, em mais um ano, conseguir o objetivo.
Quando a hospedagem dos romeiros é concluída, é hora de fechar a Escola de Artes e limpar o prédio para ser devolvido ao município.
OUTRAS AÇÕES
A Equipe de Acolhida é formada por cerca de 150 pessoas sob a coordenação de quatro casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Essa é uma das maiores comissões da festa e é dividida em subequipes.
Nos dias do novenário, o trabalho desses voluntários é mais notório na Cirandinha, espaço projetado ao lado da Catedral para recepcionar crianças de faixa etária até por volta dos dez anos, que são entregues às equipes pelos pais, para que possam brincar, enquanto os pais assistem às novenas.
Joscelito explica que essas crianças ficam em um cercadinho onde é ofertada uma atividade diferente a cada noite, entre elas, brincadeiras, dança, teatro de fantoche, pintura em rosto e animação com palhaço, além da oferta de lanche todas as noites.
Texto: Jornal Gazeta do Oeste
Fonte: www.gazetadooeste.com.br

Nenhum comentário: