sábado, 22 de agosto de 2015

Reclamação

Pessoa de leitura assídua reclama de temática do Blog

A decepção com a política e com os políticos chegou a patamares elevadíssimos. A rejeição da população à política e aos políticos é muito grande. E a culpa é dos políticos, que fazem por merecer esse desprezo.

Diante disso, uma pessoa que afirma ler o Blog diariamente fez uma queixa ao editor. Disse que se recusou a ler a antepenúltima postagem, porque esta tinha por temática a política, precisamente a situação de Eduardo Cunha.

O Blog reconhece que as postagens de natureza política não agradam a uma parte considerável de seus poucos webleitores.

Por isso, justamente, o Blog procurará variar a sua temática, como de fato já o vem fazendo. Sempre que possível, o Blog falará do amor, das coisas simples da vida, de situações do cotidiano e de temas mais amenos, afinal, a linha editoral do espaço buscará anteder à vontade de seus leitores.

E, por falar em amor, o Blog reitera o que já foi dito noutras postagens: que ele, o amor, é o único sentimento capaz de transformar as pessoas e mudar o mundo. Essa mudança, em verdade, inicia-se por cada um.

Cenário regional

A Prefeitura de Mossoró precisa rever práticas contra transportes alternativos

Na frequência AM da radiofonia de Mossoró, diariamente se ouvia o locutor anunciar a hora dizendo: "Na Capital do Oeste, são tantas horas". De fato, Mossoró, segundo maior Município do Rio Grande do Norte, foi e continua recebendo o tratamento de "Capital do Oeste", dada a sua enorme influência em toda a região Oeste do Rio Grande do Norte, que, mesmo tendo cidades do porte de Assu, Pau dos Ferros e Apodi, continua tendo Mossoró como sua principal referência.

E é por isso que, há décadas, pessoas de toda a região Oeste, incluindo-se aí Médio Oeste, parte do Vale do Assu e Alto Oeste, além de pessoas oriundas da região do Sertão Central potiguar e até dos vizinhos Estados da Paraíba e do Ceará, dirigem-se a Mossoró para encontrar na Terra de Santa Luzia serviços nas áreas mais diversas e um comércio pujante.

Principal beneficiador de sal de cozinha do Brasil, grande produtor de petróleo, razoável produtor de cimento e tendo em seu solo uma agricultura irrigada que é destaque no cenário nacional, além de uma enorme variedade na prestação de serviços, Mossoró é um dos mais ricos Municípios do Nordeste e, por tudo isso, atrai para si uma grande população flutuante.

E, diariamente, quem conduz essa multidão para Mossoró são motoristas de veículos de transporte alternativo, que chegam à Terra do Sal e do Petróleo oriundos de Municípios diversos do Rio Grande do Norte, tais como Apodi, Severiano Melo, Itaú, Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas, Olho D´água do Borges, Umarizal, Riacho da Cruz, Patu, Upanema, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Assu, Serra do Mel, Areia Branca, Grossos, Tibau e outros, e também de Municípios do vizinho Estado da Paraíba (Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, São Bento, Paulista) e do vizinho Estado do Ceará (Icapuí, Aracati, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, entre outros).

O ganho para a economia mossoroense, com a chegada diária de milhares de pessoas ao seu solo, é muito grande. As entidades de classe ligadas ao comércio e á ìndústria, como a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, o Sindicato do Comércio Varejista - Sindvarejo e a Associação Comercial e Industrial de Mossoró - ACIM, reconhecem a importância dessa população flutuante para a economia e para o crescimento de Mossoró.

No entanto, um grande impasse vem sendo criado e vem ameaçando que Mossoró continue a receber diariamente essa população que a si chega diariamente É que, sob o argumento de que os motoristas de transportes alternativos que chegam a Mossoró fazem o serviço de transporte de passageiros dentro da cidade, a Prefeitura de Mossoró, atendendo a reclamações de empresas de transporte coletivo, taxistas e mototaxistas locais, tem dificultado a entrada de veículos de passageiros de outros Municípios na cidade mossoroense.

Além disso, a Prefeitura de Mossoró, por seus órgãos competentes, tem impedido que esses motoristas de transporte alternativo e taxistas de outros Municípios circulem livremente pelas ruas de Mossoró, quando iriam buscar em locais determinados os passageiros que chegam a Mossoró provenientes de outras cidades.

Há alguns meses atrás houve uma série de conflitos entre taxistas de Mossoró e taxistas de Tibau (clique aqui), atuando a Prefeitura mossoroense na defesa intransigente dos taxistas de Mossoró. O fato rendeu ao prefeito mossoroense, Francisco José da Silveira Júnior, o título de persona non grata dos motoristas da cidade-praia de Tibau.

Mais recentemente, um novo episódio semelhante ocorreu, desta feita entre o Poder Público mossoroense e motoristas de transporte alternativo de Governador Dix-Sept Rosado (clique aqui). Na última quinta-feira, 20 de agosto, uma viatura da Guarda Civil Municipal - GCM de Mossoró iniciou uma perseguição a um veículo de transporte alternativo de Governador Dix-Sept Rosado que circulava em Mossoró. A perseguição saiu dos limites territoriais de Mossoró pela Rodovia 117 e chegou à cidade de Governador, distante pouco mais de trinta quilômetros da cidade de Mossoró.

Chegando a Governador Dix-Sept Rosado, a viatura da Guarda Civil Municipal de Mossoró foi cercada por outros motoristas de alternativos dix-septienses e também por populares e até políticos locais. A RN 117, na entrada da cidade de Governador Dix-Sept Rosado, foi interditada com pneus queimados e por um grande protesto de dezenas de pessoas dix-septienses.

O episódio terminou com a prisão de cidadãos dix-septienses, acusados de sequestrarem os guardas civis municipais mossoroenses, e com um enorme mal estar entre os representantes políticos de Mossoró e de Governador Dix-Sept Rosado.

A situação atual, segundo motoristas de alternativos ouvidos pelo Blog, é de muita tensão. Os motoristas oriundos de outras cidades que chegam a Mossoró estariam sendo obrigados a parar seus veículos em locais previamente determinados pela Prefeitura de Mossoró e não poderiam ir buscar seus passageiros nos locais indicados por estes. Uma  das vantagens dos usuários de transporte alternativo é justamente a de ser pego em casa para chegarem a Mossoró e serem pegos em Mossoró nos locais por eles indicados para retornarem às suas casas, nos Municípios de origem.

Se a situação persistir, Mossoró corre o risco de sofrer enormes prejuízos em sua economia. Não se pode desprezar que as pessoas que vão diariamente para Mossoró levam consigo parte do dinheiro que ajuda a cidade a crescer. São valores que se destinam ao comércio, os muitos serviços de saúde e a vários outros segmentos da economia mossoroense.