sábado, 21 de novembro de 2015

Poesia e solidariedade

Em solidariedade, amigo remete versos de autoria quase desconhecida

Em solidariedade ao titular do Blog, pela perda da mãe Maria do Junco, o leitor e amigo José Wellington Diógenes, advogado e apologista da boa poesia, mandou via correio eletrônico os seguintes versos, que, segundo ele, foram escritos por um boêmio no "Bar Savoi", localizado na Avenida Caxangá, da velha Recife, onde muito frequentou Diógenes:

SAUDADE É UM PARAFUSO
QUE QUANDO NA ROSCA CAI
SÓ ENTRA SE FOR TORCENDO
POR QUE BATENDO NÃO VAI
MAS DEPOIS QUE ESTÁ DENTRO
PODE TORCER QUE NÃO SAI!

SE VOCÊ PLANTAR SAUDADE
ESCALDE BEM A SEMENTE
PLANTE NUM SERTÃO BEM SECO
ONDE O SOL BATA MAIS QUENTE
SE NÃO ELA NASCE E CRESCE
FRUTIFICA E MATA A GENTE...

Religiosidade, fé e cultura

Começou mais uma Festa da Padroeira de Messias Targino

A Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Messias Targino, é um evento esperado por sua comunidade cristã-católica durante todo o ano. Nesta sexta-feira, 20 de novembro, começou mais uma edição dessa Festa, que muito orgulha o povo messiense.

Pertinho das 19 horas, a procissão de abertura teve início nas proximidades da Escola Municipal Professor Júlio Benedito, no Bairro Alto do Bonito, desceu pela Avenida Genuíno Fernandes Jales, entrou pela Rua Miguel Arcanjo de Almeida e finalmente chegou à Capela de Nossa Senhora das Graças.

Já na sede da Igreja de Nossa Senhora das Graças houve houve a missa e novena de abertura.

Serão dez dias de Festa, de cuja programação religiosa constam missas, novenas e outras celebrações, até a procissão de encerramento.

A tradição da quermesse, que marca a parte social e cultura da Festa, acontecerá todas as noites depois das novenas, no Largo Catequista Maria José de Souza e Avenida Genuíno Fernandes Jales.

Do Blog de Marcos Dantas

Time do Santa oficializa desistência do Campeonato Estadual
O Campeonato Potiguar de 2016 sofreu sua primeira derrota antes mesmo da bola rolar na competição. Alegando falta de recursos para bancar o time devido à crise nacional e a seca que atinge o Estado, o presidente de honra do Santa Cruz, Luiz Antônio Tomba oficializou, ontem a desistência do certame. O torneio terá apenas nove equipes.
“Vejo como maior problema o homem do campo estar esperando o caminhão d’água para tomar banho, para lavar e para cozinhar, e não ter. Por outro lado, a gente vai estar gastando oito caminhões por dia em um campo para jogar um campeonato. São 240 caminhões por mês, 1.200 caminhões em cinco meses. Como gestor público, seria muita irresponsabilidade permitir isso”, comentou Tomba.
Fonte: www.marcosdantas.com

Homenagens

Poder Legislativo de dois Municípios presta homenagem a Maria do Junco

Falecida no último dia 11 de novembro, a catequista Maria José de Souza, ou simplesmente Maria do Junco, segue sendo homenageada.

Em Messias Targino, onde trabalhou voluntariamente por cinquenta anos em diversas funções da Igreja Católica, Maria do Junco foi homenageada pela Câmara Municipal, que aprovou na sessão ordinária de 20 de novembro um Projeto de Lei de iniciativa do vereador Juscelino Herculano Jales que denomina de "Largo Catequista Maria José de Souza" o espaço público situado entre a Igreja de Nossa Senhora das Graças, a Avenida Genuíno Fernandes Jales, a Rua José Francisco Pinto e a via pública que fica de frente à Capela de Nossa Senhora das Graças.

Em Janduís, em sessão ordinária realizada no último dia 17 de novembro, foi aprovada uma moção de pesar pela morte de Maria José de Souza, proposição esta de iniciativa do vereador Jozenildo Morais, segundo relatou o próprio ao Blog.