quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Mais arrastões

Patu e Messias Targino sofrem novos "arrastões"

Nesta semana, os Municípios de Patu e Messias Targino foram palcos de novos assaltos no estilo "arrastões", realizados sempre à noite, mas ainda cedo, em ruas e bairros regularmente habitados e bem movimentados.

Em Patu, na noite desta terça-feira (2 de agosto) houve essa modalidade de assalto a pessoas diversas. Telefones móveis e outros pertences das vítimas foram levados.

Em Messias Targino, nesta quinta-feira (4 de agosto) à noite, a cena voltou a se repetir. Desta feita foram muitas as pessoas vitimadas pela ação de meliantes que tomaram de assalto aparelhos de telefone celular e outros objeto de valor econômico.

Em Patu existe uma Companhia de Polícia Militar e uma Delegacia Regional de Polícia Civil, além da Delegacia Municipal de Polícia Civil. Nos últimos dias, várias pessoas foram presas temporariamente, acusadas de participarem desse tipo de atividade delitiva. Mas em pouco tempo foram postas em liberdade.

Em Messias Targino existe apenas um reduzido efetivo da Polícia Militar, ficando por dia de serviço um ou dois policias militares. O Destacamento Policial Militar de Messias Targino é vinculado à Companhia de Polícia de Patu, e o Delegado de Polícia Civil deste Município é o mesmo que responde pela Delegacia de Polícia de Messias Targino e de outros Municípios.

Há alguns meses, quando Messias Targino virou alvo fácil de ladrões, foi realizado um trabalho ostensivo mais forte por parte da Polícia Militar, com participação direta do Grupo Tático Operacional - GTO  da PM.

Na época, o prefeito Arthur Targino e vereadores messienses protestaram publicamente ante a inércia do Governo do Estado e postularam medidas efetivas.

Agora, a situação de insegurança total do povo messiense volta a se repetir.

Incompetente e ineficiente, o governo de Robinson Faria faz de conta que o problema não é dele. Na verdade, não demonstra qualquer preocupação.

Para piorar, os assaltos via arrastões nesses Municípios acontecem num momento em que o Estado passa por uma grave crise de falta de segurança, enfrentando uma onde incêndios em Natal e em mais de trinta Municípios de todas as regiões potiguares.

Festa da democracia

Ex-prefeita Shirley submete nome para escolha em convenção partidária

Prefeita de Messias Targino nos períodos de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008 e 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, a ex-prefeita Shirley Ferreira Targino novamente pretende disputar o maior cargo político-administrativo de seu Município.

Em outubro de 2012, Shirley, então chegando ao final do seu segundo mandato, apoiou na disputa pelo cargo de prefeito o seu sobrinho, Arthur de Oliveira Targino, que administra o Município de Messias Targino desde 1º de janeiro de 2013.

Nesta sexta-feira, 5 de agosto, a partir das 16 horas, no Clube do Aroldo, Shirley espera ter o seu nome homologado em convenção do Partido da República - PR.

Segundo conversas de bastidores, partiu do próprio Arthur a vontade de não tentar a reeleição, abrindo espaço para a sua tia, Shirley, pensar em novamente disputar a Prefeitura de Messias Targino.

No mesmo dia e local também estarão realizando convenção os demais partidos que já declararam apoiar a pré-candidatura de Shirley Ferreira Targino, estando entre eles o PT, o DEM, o PP, e outros.

Também serão escolhidos os nomes que disputarão as nove vagas de vereador do Município.

O nome do provável candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Shirley ainda não teria sido definido, ou ao menos não teria sido divulgado publicamente.

O atual vice-prefeito Pôla Pinto e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Manoel de Almeida Filho (Zé de Zezinho), ambos do Partido dos Trabalhadores - PT, são os nomes mais fortes nesse contexto. Um dos dois provavelmente será o escolhido para compor a chapa na condição de candidato a vice-prefeito.

Novos juízes

Em audiência, Tribunal de Justiça definiu onde vão trabalhar os quarenta novos magistrados de primeiro grau

Na manhã da última segunda-feira, dia 1º de agosto, aconteceu na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte um evento que trará um significativo alento a quem precisa dos serviços do Poder Judiciário Estadual.

Na oportunidade houve uma audiência para a designação das Varas e Comarcas onde irão trabalhar os quarenta novos juízes de Direito que foram aprovados em concurso público e mais recentemente nomeados e empossados pelo Tribunal de Justiça potiguar.

A partir do dia 29 de agosto esses novos magistrados assumirão a jurisdição em quarenta unidades jurisdicionais, distribuídas em trinta e cinco Comarcas do Estado.

Segundo o Tribunal, os novos juízes também deverão funcionar como juízes eleitorais  nos casos em que a Comarca escolhida seja também sede de Zona Eleitoral. Confira AQUI a lotação inicial dos novos magistrados, após a audiência de escolha de hoje.

Mesmo assim, o déficit de magistrados continua a existir, embora agora em quantitativo menor.

Comarcas do Oeste do RN receberão novos magistrados

No Rio Grande do Norte, a sua região Oeste certamente é aquela com maior necessidade  de juízes de Direito em suas Varas e Comarcas.

Exceto na Comarca de Mossoró, a segunda maior do Estado em número de unidades jurisdicionais, todas as demais Comarcas dessa parte do Rio Grande do Norte funcionam com magistrados que já respondem por outra e às vezes outras Varas.

Agora, os novos magistrados designados para as unidades de Justiça dessas bandas serão igualmente substitutos, no entanto terão como lotação de origem as Varas das Comarcas do Oeste.

Receberão novos juízes de Direito, no Oeste norte-rio-grandense, a Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, a Vara Criminal e a Vara Cível da Comarca de Apodi, a Comarca de Umarizal, a Comarca de Baraúna, a Comarca de Caraúbas, o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Pau dos Ferros, a Comarca de Luiz Gomes, a Comarca de Alexandria, a Comarca de São Miguel, a Comarca de Marcelino Vieira, a Comarca de Martins, o Juizado Especial Cível e Criminal e a Vara Criminal da Comarca de Areia Branca e a Segunda Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró.

Também receberão novos magistrados a Comarca Patu (Renan Brandão de Mendonça), a Comarca de Almino Afonso (Romero Lucas Rangel Piccoli) e a Comarca de Campo Grande (Thiago Lins Coelho Fonteles).

O texto tem informações da Assessoria de Imprensa do TJRN (www.tjrn.jus.br).