domingo, 25 de setembro de 2016

Do Blog do BG

São Gonçalo: as esquisitices das pesquisas registradas depois de consultados os eleitores

São Gonçalo, hoje o quarto maior município do RN, e que ganhou muita importância nos últimos tempos devido ao aeroporto internacional, virou nos últimos dias laboratório de pesquisa eleitoral.

Nenhum veiculo ou coligação tinha publicado nenhuma pesquisa, até o BlogdoBG ser procurado pelo instituto SETA e ter fechado uma parceira para publicamos três pesquisas em setembro. Logo após termos anunciado a publicação da segunda pesquisa da rodada de três surgiram uns fatos inusitados.

Primeiro foi uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de São Gonçalo do Amarante registrada pela instituto Perfil Pesquisas Técnicas. A pesquisa foi registrada na quinta-feira 15, e pode ser publicada a partir do dia 20/09. Mas ela não foi feita depois do registro, ela foi feita antes de ser registrada, foi a campo nos dias 10 e 11/09.

Um item do questionário chama muito atenção, mas passaria despercebido se não coincidisse com o tom do discurso do candidato do PMDB a prefeito do município, Poti Neto.

“Qual o grau de importância o senhor ou a senhora confere ao fato de o candidato ter raízes ou ser de São Gonçalo?”, pergunta a pesquisa. 

O candidato do PMDB, que é vice-prefeito e rompeu com o prefeito Jaime Calado para poder ser candidato, tem dito nos palanques, no rádio e nas ruas que é importante São Gonçalo eleger um filho da terra.

Será apenas uma coincidência a pergunta da pesquisa ser exatamente o mote do discurso de Poti Neto?

Terá sido o candidato do PMDB ou alguém ligado (mas muito ligado mesmo) a ele o contratante da pesquisa?

Mas as esquisitices não param por ai.

Neste sábado 17, foi registrada uma pesquisa Certus, detalhe, a pesquisa foi encerrada dia 11/09, vou repetir, 11/09, mas só foi registada hoje dia 17/09 e como o prazo eleitoral exige cinco dias entre o registro e a publicação, a pesquisa vai ser publicada dia 23. 

Então dia 23/09 será publicada em São Gonçalo uma pesquisa que foi encerrada as entrevistas de campo mais de 12 dias antes. O que é uma eternidade se referindo a intenção de voto.

*RESUMO:

Serão publicadas três pesquisas essa semana em São Gonçalo.

SETA: Registrada dia 12, foi a campo nos dias 13 e 14 e será publicada dia 19/09. O BG só publica pesquisas registradas antes de ir a campo.

PERFIL: Registrada dia 15, foi a campo nos dias 10 e 11 e será publicada dia 20 ou 21/09. Portanto registrada depois das entrevistas feitas.

CERTUS: Registrada dia 17, foi a campo nos dias 10 e 11 e será publicada dia 23/09. Portanto registrada depois das entrevistas feitas.

TIREM SUAS CONCLUSÕES CAROS LEITORES.

Fonte: www.blogdobg.com.br