domingo, 23 de outubro de 2016

Fé e turismo religioso

Messias Targino poderá ganhar santuário dedicado à Mãe de Jesus

Por enquanto, o assunto ainda está no campo das ideias, mas com enorme possibilidade de se tornar uma realidade. Em Messias Targino brevemente poderá existir um santuário dedicado a Maria, a mãe de Jesus Cristo, na forma de estátua de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Município.

A estátua seria erguida na serra localizada a poucos quilômetros da zona urbana messiense, e em torno dela seria construído um pequeno santuário, com obras que facilitem o acesso ao local.

Esse pensamento seria comum ao padre Américo Leite, administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (de Patu) e da Capela de Nossa Senhora das Graças (de Messias Targino), e aos eleitos em 2 de outubro para administrar o Município, prefeita Shirley Ferreira Targino e vice-prefeito Pola Pinto.

A construção de uma estátua dedicada a Nossa Senhora das Graças - um dos muitos títulos dados pela Igreja Católica a Maria, mãe de Jesus Cristo - serviria para estímulo à fé dos cristãos-católicos, para que se crie romarias ao local e também - e nesse particular se tem o interesse público - para fomento à economia do Município, já que o turismo religioso é uma das formas de melhoramento da economia local.

Em Santa Cruz, cidade localizada na região do Trairi do Rio Grande do Norte, praticamente dobrou o número de hotéis e pousadas após a construção da estátua de Santa Rita, padroeira daquele Município. O Município como um todo viu sua economia melhorar significativamente, pois é grande o número de romeiros cristãos-católicos que fazem romarias no local. Em cada romaria, o comércio e alguns prestadores de serviços lucram com a permanência dos romeiros no Município, principalmente os que trabalham com hospedagem, alimentação e transporte de pessoas.  

Para a construção de um santuário dedicado a Nossa Senhora das Graças em Messias Targino, a Prefeitura messiense poderá contar com a parceria da iniciativa privada, já que o assunto interessa diretamente a todos, pois o fortalecimento da economia através do turismo religioso beneficia a todos.

Um exemplo dessa integração entre Igreja Católica, Poder Público e inciativa privada pode ser visto em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, onde está edificado o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Lá, por exemplo, se porventura ocorrer um problema qualquer com pessoa que esteja em romaria e seja necessário que se estenda a permanência dessa pessoa e dos seus familiares na cidade de Aparecida, a rede hoteleria, que fica lotada durante as romarias ali realizadas, encarrega-se de prestar auxílio na forma de hospedagem aos familiares do romeiro que passa pelo problema.

Após 1º de janeiro de 2017, quando Shirley Ferreira Targino tomará posse pela terceira vez como prefeita de Messias Targino, é provável que as conversas em torno do assunto sejam reiniciadas com maior objetividade.

Direito e Cidadania

Ministro impede redução do horário de atendimento do TRT da Paraíba
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou que o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) restabeleça o horário de atendimento ao público que vigorava antes da resolução administrativa que o reduziu. A decisão acolheu pedido no qual o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alega que o ato que reduziu o horário contrariou decisão proferida anteriormente pelo próprio ministro, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4598.
A ADI questiona a Resolução 130/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que o horário de atendimento ao público nos órgãos da Justiça deve ser das 9h às 18h. Em 2011, o ministro concedeu liminar suspendendo a eficácia da resolução até o julgamento de mérito da ação. Em 2013, outra decisão determinou que os tribunais não poderiam reduzir o horário de atendimento. Esta deliberação foi reiterada pelo relator em junho de 2016, diante de seu descumprimento.
O ministro explicou que a liminar concedida inicialmente na ADI suspendendo o ato do CNJ buscou evitar uma mudança súbita e inesperada nos horários de atendimento nos tribunais. Porém, tal decisão, segundo Luiz Fux, “não teve o condão de permitir e nem mesmo estimular” uma redução desses horários.
Em relação ao TRT da Paraíba, o ministro assinala que, até o julgamento definitivo da ADI, deve ser mantido o horário de atendimento ao público adotado anteriormente à edição da resolução do CNJ. O horário foi alterado em janeiro deste ano, passando de 7h às 17h para 7h30 às 14h30.
Texto: Assessoria de Imprensa do STF
Fonte: www.stf.jus.br

Do Blog do Neto Queiroz

Mensagem para reflexão - Tudo que Deus faz é bom

Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. 
Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: 
Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom!" 

Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o 
Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo 
mínimo da mão direita. 

O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva 
pelos esforços de seu servo, perguntou a este: 
E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não 
teria perdido o meu dedo. 

O servo respondeu: 
Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo 
isso, perder um dedo, é para seu bem! 

O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais 
fétida do calabouço. 

Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez 
por uma tribo de índios que viviam na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois se 
sabia que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. 

Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando 
já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar 
a vitima, observou furioso: 
Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo!" 

E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu 
súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente 
dizendo-lhe: 
Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte 
justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande duvida: 
Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, 
que tanto o defendeu!? 

O servo sorriu e disse: 
Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu 
lugar, pois não me falta dedo algum! Portanto, lembre-se sempre: 
TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM!


Fonte: www.netoqueiroz.com.br