domingo, 9 de abril de 2017

Semana Santa e Páscoa

Cristãos-católicos refletem sobre os últimos dias de Jesus na terra

Para a imensa comunidade de cristãos-católicos, o momento é de reflexão. Neste domingo, 9 de abril, teve início o período da Semana Santa, aberta oficialmente com a Procissão dos Ramos e com a Missa do Domingo de Ramos.

Neste primeiro ato - Procissão e Missa dos Ramos -, os católicos relembram a entrada de Jesus Cristo, montado num jumento, na cidade de Jerusalém, quando os judeus se preparavam para celebrar a Páscoa.

Por toda a semana, diversas celebrações acontecerão em todas as Igrejas católicas do Brasil e do mundo, até o próximo domingo, 16 de abril, quando se terá a celebração do Domingo da Páscoa.

Entenda o significado dos demais dias da Semana Santa

A segunda-feira da Semana Santa reflete o momento em que Jesus Cristo descansou na casa de uma família que lhe era muito estimada. Era a casa de Lázaro, a quem ele havia ressuscitado, e de Marta e Maria Madalena (João, 12, 1-11).

Na terça-feira santa se reflete sobre o dia em que Jesus Cristo anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Foi também o dia em que Jesus anunciou que sofreria a traição de um dos seus discípulos.

A quarta-feira santa é de fato o dia da traição de Judas a Jesus. O discípulo de Cristo aceita receber trinta moedas de prata como recompensa por sua traição (Mateus, 26, 14-25).

Na quinta-feira santa os cristãos-católicos revivem a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. Foi quando Jesus, num gesto de humildade, lavou os pés dos seus doze apóstolos. Nesse dia da semana que antecedia à Festa da Páscoa dos judeus, Jesus Cristo dirigiu-se ao Monte de Getsâmani, onde foi preso nos jardins por traição de Judas (João, 13, 1.-15).

A sexta-feira, também chamada de Sexta-feira da Paixão, relembra o dia em que o Filho de Deus foi julgado, condenado e levado ao Monte Calvário, com uma coroa de espinhos, para a crucificação, que ocorreu por volta das três horas da tarde. Seu corpo foi retirado e levado ao sepulcro.

Neste dia os fiéis cristãos-católicos praticam o jejum e abstinência da carne, em sinal de penitência pela morte de Jesus Cristo.

O Sábado de Aleluia é o dia em que Jesus ainda permanece no sepulcro. Os fiéis ainda estão no aguardo, na esperança da ressurreição de Cristo. Ao final do dia, inicia-se a Vigília Pascal.

O domingo é dia de festa. É o Domingo da Páscoa. É o dia, segundo a Bíblia Sagrada, em que Jesus Cristo se levanta do sepulcro e vence a morte. Para os cristãos-católicos, é o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Comunidade messiense já vive a Semana Santa

Depois de celebrar o Domingo de Ramos, com procissão e missa, os cristãos-católicos de Messias Targino se preparam para os demais atos da Semana Santa.

Confira a programação:

10.4.2017 - Segunda-feira:
06:00 horas - Ofício Divino na Capela de Nossa Senhora das Graças;
Durante o dia - Visita dos Ministros da Eucaristia a enfermos e idosos da comunidade;
18:00 horas - Hora do Ângelus na Rádio Juventude (FM 87,9 Mhz);

11.4.2017 - Terça-feira:
19:00 horas - Celebração no Sítio Salobro;

12.4.2017 - Quarta-feira:
18:30 horas - Procissão do Encontro de Jesus Cristo e sua Mãe Maria (os homens sairão com Jesus da Praça do Conjunto Osnildo Targino e as mulheres sairão com Maria da Escola Municipal Professor Júlio Benedito, no Bairro Alto do Bonito);
19:00 horas - Missa na Capela de Nossa Senhora das Graças;

13.4.2017 - Quinta-feira:
19:00 horas - Celebração da Santa Ceia e Lava-pés, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento, até as 23:00 horas;

14.4.2017 - Sexta-feira da Paixão:
05:00 horas - Via Sacra;
15:00 horas - Ato litúrgico da Paixão do Senhor;

15.4.2017 - Sábado de Aleluia:
19:00 horas - Missa da Vigília Pascal (os fiéis levarão cada um uma vela);

16.4.2016 - Domingo da Páscoa:
17:00 horas - Missa da Páscoa na Capela de Nossa Senhora das Graças.

Patu terá a Encenação da Morte e Paixão de Cristo

Além de uma vasta programação religiosa que já vem sendo desenvolvida em Patu na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e noutras Igrejas da Paróquia durante toda a Semana Santa, um espetáculo muito bem produzido será apresentado por artistas patuenses.

Trata-se da Paixão de Cristo, uma grande peça teatral que será apresentada no adro da Igreja Matriz (clique aqui).

A Prefeitura de Patu, responsável pela iniciativa, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, está trabalhando para ampliar e melhorar a infraestrutura do espetáculo.

Neste ano serão disponibilizadas arquibancadas e haverá também um espaço especial para que os idosos possam acompanhar tudo de perto e com muita segurança. 

De acordo com o Coordenador de Turismo da Prefeitura, Hudson Holanda, o Município preza pela excelência cultural. "Temos o total apoio do prefeito Rivelino, para que possamos oferecer um espetáculo mágico, coerente e que vai mexer com a emoção de todos. Para isso, temos uma equipe trabalhando diariamente para garantir acesso, segurança e  conforto para todos os patuenses e visitantes", disse.

Cerca de oitenta pessoas estão envolvidas direta e indiretamente na encenação.

As apresentações acontecerão na quinta-feira (dia 14) às 18:00 horas e na Sexta-feira da Paixão (dia 15) ás 20:00 horas.

Nenhum comentário: